Forja na joalheria. Forma, movimento e criatividade.
Forja é uma das técnicas milenares usadas pelos ourives para dar forma ao metal.
É necessário aquecer, resfriar, martelar… Enfim, trabalhar o metal através de temperaturas, forças e pressão adequadas para deformação do material.
São dois os principais resultados provenientes desta técnica tão antiga. Uma é a ação de deformação da estrutura inicial, torna possível a transformação de um lingote reto em uma joia com formas inusitadas e com plasticidade. O outro resultado alcançado é a tensão do metal. A estrutura pode ser tensa o suficiente para possibilitar uma cravação flutuante na qual a gema fica presa apenas com o contato em dois pontos no metal.
- por Wagner Livrari
- por Wagner Livrari
- ESPMIX – POR WAGNER LIVRARI
- por Wagner Livrari
Para se forjar um anel, é necessário primeiro fazer o lingote nas medidas desejadas. Em seguida, com o lingote já pronto, a forma é obtida através de marteladas precisas criando assim um novo produto.
Uma técnica milenar que confere ao metal formas plástica, artísticas e inusitadas!
Saiba mais sobre o curso de FORJA.
Gostei da publicacao e gostaria de receber mais novidades.
Olá Elizabeth,
Fico feliz em saber que as informações que escrevo com tanto carinho em nosso blog estão sendo úteis.
Acabei de inscrever seu e-mail para receber semanalmente nossa newsletter. É necessário confirmar sua inscrição na lista através do e-mail que receberá perguntando se realmente quer fazer parte de nossos contatos.
Abraço
Biane
Gostei da publicação. Tem tutorial para fazer um bracelete? Poderia me incluir na lista de email para receber as novidades? Obrigado.