Previous
Next
Show more
Ana Passos Joias (3)
Show more
Ana Passos Joias (2)
Autora: Ana Passos Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aliquam tincidunt mauris eu risus. Vestibulum auctor dapibus neque.
Show more
Ana Passos Joias (1)
Autora: Ana Passos Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aliquam tincidunt mauris eu risus. Vestibulum auctor dapibus neque.

 

 

“A Joalheria é minha forma de enfeitar e entender o mundo, minha forma de expressão”.

Ana Passos é joalheira de bancada e pesquisadora. Ela esboça e realiza suas joias. Em seu ateliê, dedica-se à criação, renovação e restauração de joias. Trabalha com ouro, prata, gemas brasileiras e materiais reciclados, com especial predileção por objetos encontrados (objet trouvé), utilizando as técnicas tradicionais da ourivesaria.

As gemas brutas ou lapidadas e a história da própria joalheria são suas principais fontes de inspiração. Inspiração que nasce do encontro do seu desejo com as gemas que coleciona e com a admiração por todos os joalheiros que vieram antes dela, desde os criadores das primeiras conchas perfuradas. Em seu trabalho é possível perceber o respeito pela tradição e o compromisso com a criatividade, a paixão pelas gemas e o enorme interesse pelas histórias de vida das pessoas que recebe em seu ateliê.

Considera essencial no ensino da joalheria o respeito pelo percurso individual das pessoas: seus tempos internos, interesses, objetivos, talentos e dificuldades também. É conhecida pela total disponibilidade para compartilhamento de informação e conhecimento, conquistados com intensa pesquisa conceitual e histórica. E por provocar boas risadas também. Para ela, “joia é matéria e processo que se faz adorno e significado sobre os corpos”.

 

A Marca

Ana Passos Joias realiza – cria, restaura ou renova – joias únicas, significativas, duradouras e belas que atendem ao desejo de exclusividade e diferenciação das pessoas, materializando suas memórias e sonhos, sempre usando gemas brasileiras, metais nobres e alguns achados, a um preço justo e seguindo os princípios da sustentabilidade. É uma pessoa, uma bancada de ourivesaria, um ateliê, um negócio e uma paixão. Por isso, cada joia tem um pouco da criadora, de quem a usa e muitas histórias para contar.

Currículo

Ana começou seus estudos de ourivesaria e história da joalheria em 1987. Foi aluna de Caio e Paula Mourão, Marcio Mattar e do fotógrafo Walter Firmo. Em São Paulo, estudou nos ateliês ArteMetal, Califórnia 120 e Mirla Fernandes. Como joalheira de bancada e fotógrafa, participa de exposições coletivas desde 2002.

Tem longa experiência como educadora e pesquisadora, sendo doutoranda em Educação, Artes e História da Cultura pela Mackenzie-SP, mestre em Memória Social e Documento pela UNI-RIO e pedagoga pela PUC-RIO. Em 2008, após 12 anos no mundo corporativo, criou seu ateliê, onde trabalha na bancada, pesquisa e escreve. É professora, palestrante e mantém grupos de estudo sobre o universo das joias. É autora dos livros As joias de Reny Golcman e Joias na Bahia dos séculos XVIII e XIX, além do blog Bijoux Bliss – um olhar sobre o mundo das joias, bijuterias e acessórios.

Ana nasceu em Salvador, cresceu no Rio de Janeiro, vive e trabalha em São Paulo desde 1999.

Suas áreas de especialização são História da Joalheria, Criação de Joias e Negócios na Joalheria.

CURSOS NA ESPMIX

INTERPRETANDO A JOALHERIA ATRAVÉS DOS TEMPOS

CONTATO

celular | (11) 996 424 724
email | ana@anapassos.art.br
instagram |  @anapassosjoias
facebook | bijouxbliss

pinterest | bijouxbliss

linkedin | anapassos

youtube | JoalheriadeBancada

site | anapassos.art.br/
blog  | bijouxbliss.com.br/

X