HISTÓRIA DO DESIGN – QUAL A FUNÇÃO DO DESIGN?
Muito mais que a forma estética, design é uma forma de pensar.
Ao analisar a história do design podemos perceber que o design tem como matéria prima a informação, por isso, tem como possibilidade estar presente em todos os tipos de negócio e em relações que se estabelecem entre pessoas.
O designer vende soluções para as necessidades da vida dos consumidores e traduz seus desejos (cliente final, indústria, empresas…). O design torna a vida mais agradável, pesquisando novos conceitos e materiais, e aplicando-os em consumo, serviços, estratégias e produtos de consumo mais funcionais, ergonômicos e estéticos.
HISTÓRIA DO DESIGN
Arts and Crafts 1880-1914
Movimento surgido na Inglaterra em 1882 e batizado devido a Exposição da Sociedade da Artes e Ofício. No início, entre 1888 e 1910, procurou reviver o ideal do objeto manufaturado em uma era industrial, uma idéia que apresentava implicações tanto sociais quanto estéticas. Caracterizado pelas referências medievais e góticas, seus produtos eram, em geral, de construção sólida e simples.
Movimento estético 1870-1900
Movimento artístico desenvolvido na década de 1880 e dedicado à “arte pela arte”. Conduzindo o movimento de artes e ofícios, adotou-se um ideal extravagante de beleza que levou a uma expressão mais livre na arte e no design.
Arte Noveau 1890-1910
Estilo decorativo internacional que iniciou-se na Europa na década de 1880 e atingiu o auge da popularidade por volta de 1900. Baseado em forma de vida vegetal, o estilo criou uma nova unidade nas artes visuais. Caracterizava-se pela curva de correia de chicote e pela sugestiva fluidez orgânica.
Construtivismo1917-1931
Movimento surgido na Rússia após a revolução de 1917. Influenciado em parte pelo cubismo e pelo futurismo, ignorava as belas artes em favor da arte aplicada: o design para produção em massa era um ideal importante. As obras bastante abstratas, “esculturais”, eram mais montadas do que pintadas ou esculpidas, o que influenciou o design no Ocidente.
De Stijl1917-1931
Movimento modernista multidisciplinar holandês, fundado em 1917 por Theo Van Doesburg. Seu nome deriva da revista De Stijl, “O Estilo”. Usava formas abstratas geométricas, com cores neutras e primárias em lugar da forma natural, em busca de uma linguagem visual que expressasse a nova estética da máquina.
Bauhaus 1919-1933
Influente escola fundada em 1919 por Walter Gropius, que a dirigiu até 1933, quando foi fechada pelos nazistas. Um de seus objetivos era construir vínculos entre a arte e a indústria. Na década de 20, a Bauhaus tonou-se um centro criativo e intelectual do design, desempenhando um papel chave no desenvolvimento do modernismo.
Estilo Internacional 1920-1939
Estilo Arquitetônico adotado mundialmente que segue à risca o enfoque simples e funcional do modernismo. Caracterizado pelos novos materiais, como o aço, concreto reforçado e janelas de vidros laminados, tem entre seus principais exponentes Walter Gropius, Mies Van der Rohe e Lê Corbusier.
Art Déco1920-1939 Estilo decorativo, cujo nome se originou na Exposition Internacionale dês Arts Décoratifs er Industriels Modernes de Paris, em 1925. Recebeu influências variadas, do cubismo as artes egípcias e à valorização do maquinário moderno. Caracterizado pelos padrões geométricos simples, extremidades angulosas e cores brilhantes, o estilo foi empregado em uma ampla série de disciplinas.
Design Orgânico 1930-1960
Estilo de design que reflete a curvilinearidade das formas naturais. Em anos recentes, foi auxiliado pelo aperfeiçoamento dos plásticos e pela tecnologia da computação na produção.
Aerodinâmica ( norte-americana) 1930-1950 As experiências para reduzir a resistência do vento na aviação norte-americana foram, posteriormente, aplicadas em carros e outros produtos, na década de 30 e 40, dando aos objetos curvas suaves, livres de saliências. Além desse aspecto funcional, o estilo também foi empregado na decada de 50 para efeitos puramente visuais e, muitas vezes de forma bastante exagerada.
Pop Art 1958-1972
Abreviatura de “Arte Popular”. O movimento floresceu nas décadas de 50 e 60, inspirando-se em aspectos da cultura comercial, como embalagens, publicidade e revistas em quadrinhos. Suas imagens irreverentes baseavam-se no consumismo, e seus expoentes, como Andy Warhol, opunham-se aos padrões estéticos contemporâneos.
High Tech 1972-1985
Estilo arquitetônico e de design que rejeita elementos decorativos em favor do equipamento industrial.
Pós- Modernismo 1978
Presente Rejeitando o modernismo com suas inovações que alienavam a massa, os pós-modernos apostavam na referências históricas. O movimento tornou-se cada vez mais influente a partir do final da década de 60, e caracteriza-se por uma rejeição à lógica e a simplicidade dos modernistas. Os designers empregavam uma série eclética de referências, estilos e eras.
Conhecendo a história do design é mais fácil usar as ferramentas de criação para alcançar resultados inovadores.
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