Designer de Joias – Por onde começo? – Onde quero chegar?
Por Biane Motta
Minha intenção neste texto é contar um pouquinho sobre a orientação feita nos primeiros atendimentos junto a nossa equipe na Espaço Mix. São muitas as dúvidas e perguntas feitas durante os atendimentos que acontecem todos os dias, mas os pontos mais relevantes para te ajudar no início desta trajetória serão abordados aqui no blog e em nosso canal do YouTube.
POR ONDE COMEÇO
Para saber por onde começar, a primeira pergunta que deve fazer a si mesma é: Quais as opções que o mercado me oferece? Quais profissões envolvem o setor joalheiro? O que faz cada uma delas? Aqui iremos conversar sobre apenas três dessas opções. Escolho estas por que são as mais perguntadas e que mais confundem sobre suas funções, ações e objetivos. São elas: OURIVES, AUTOR E O DESIGNER DE JOIAS.
OURIVES
O ourives é o profissional que executa a peça, necessita de extrema habilidade manual, conhecimento técnico e de materiais, precisão e perfeccionismo. Quanto mais habilidoso é esse profissional maior o valor agregado à joia. Uma joia sem um bom acabamento perde muito de seu encanto. O ourives não precisa necessariamente criar, ele executa a ideia solicitada por seu cliente. Claro que ele também poder criar, o que o leva a se aproximar da nossa segunda profissão: o autor de joias.
AUTOR DE JOIAS
O autor de joias cria e executa suas obras. Chamo-as de obras pois, para mim, são verdadeiras obras de arte. Através de suas inspirações e anseios o autor de joias cria e executa sua arte elaborando adornos com formas e materiais inusitados. É uma criação sensorial, intuitiva. É a sua maneira particular de expressão artística. Para isso ele precisa de criatividade, técnica e habilidade manual. Quando um autor de joias recebe um direcionamento para execução ele pode se aproximar tanto do ourives quanto do designer. Ex: Ao refazer um brinco que a cliente perdeu seu par – neste caso ele não esta criando e sim executando, aproxima-se do ourives. Uma joalheria encomenda uma linha de joias – tem que agradar um perfil especifico? Ela esta criando direcionada? Então se aproxima da função de designer.
DESIGNER DE JOIAS
O designer de joias cria um projeto, independente se quem vai executar a joia é a industria, o ourives ou ele próprio. O designer vende um projeto que deve atender a um briefing pré informado. (Briefing é como se fosse uma lista de exigências, limitações e direcionamentos para ajudar o designer saber qual o público e necessidades deve atender.) O “público” pode ser uma tanto a cliente final como os clientes de uma grande indústria. O importante é que a criação do designer atenda as necessidade de mercado, ergonomia, fabricação…
É por causas dessas aproximações que o mercado acaba se confundindo. Mas se me permitem fazer um resumo grosseiro eu diria que o ourives faz a joia, o autor de joias faz arte e o designer faz um projeto.
Lembrando que podemos rotular uma função mas não podemos rotular um ser humano! Uma mesma pessoa pode exercer diversas funções.
Lembrando que podemos rotular uma função mas não podemos rotular um ser humano! Uma mesma pessoa pode exercer diversas funções.
Acredito que saber onde você quer estar é o primeiro grande passo para saber por onde começar.
Sabendo onde quer chegar é mais fácil decidir o caminho a percorrer.
Olá, bora tarde!
Quero começar no munda das jóias em especial as foliadas em ouro. Quanto devo investir e qual o caminho para começar esse negócio? tenho um amigo sócio que é designer e artista plástico de primeira. Parece que não basta ter o projeto é preciso algo mais. O que?
Onde adquirir a matéria prima e como colocar no mercado.
Essas são algumas das dificuldades de entender esse mercado, que a pesar da crise nunca está em baixa, pois na maioria dos casos se compra ouro para satisfazer um desejo com proposta secundária de investimento, já que o ouro tem seu valor fixo e nunca ouvir dizer que quem tem 1 kg de ouro está perdendo dinheiro.
Grato,
Wanderlei
Olá, tudo bem?
Suas perguntas são bastante complexas e acredito que uma conversa pessoalmente ou por telefone será mais produtiva. Se possível venha nos visitar e tomar um café em quanto conversamos sobre seus questionamentos.
Quanto as suas perguntas:
1- Quero começar no mundo das joias em especial as folheadas em ouro. Quanto devo investir e qual o caminho para começar esse negócio?
R: Não há apenas um caminho ou modelo de negócios, as possibilidades são infinitas e cada uma demanda um tipo ou valor de investimento.
2 – Tenho um amigo sócio que é designer e artista plástico de primeira. Parece que não basta ter o projeto é preciso algo mais. O que?
R: Qual seria o modelo de seu negócio? Ter um projeto é um ótimo começo, mas um plano de negócios é o mais indicado para evitar erros previsíveis e ajudar a direcionar suas decisões.
3- Onde adquirir a matéria prima e como colocar no mercado?
R: Limeira é uma cidade que você encontra muito fornecedor de banhados. São Paulo e São José do Rio Preto são grandes polos joalheiros.
Bem Wanderlei, para te ajudar com mais profundidade precisamos compreender melhor seus planos e objetivos.
Abraço
Gostaria de aprender sobre a arte de ourivesaria. Não tenho a pretensão de fazer disso uma profissão, talvez um hobby. Sou fascinada por jóias, sempre tive vontade de confeccionar, tenho muitas inspirações, mas não tenho nenhum conhecimento técnico. Aprecio muito as jóias de estilo artesasanal, as minimalistas e as rústicas. Adoraria fazer, suspeito que tenho vocação e tenho muita vontade de dedicar parte do meu tempo ao aprendizado dessa prática encantadora.
Moro em Fortaleza, gostaria de aprender técnicas de ourivesaria e fabricar minhas próprias jóias. Não pretendo entrar para o mercado de joalheria.
Obrigada.
Boa tarde Letícia! O curso de joalheria Autoral (ourivesaria) está aberto o ano todo. Você pode se programar para ficar aqui um tempo e fazer aulas todos os dias, se preferir, pode fazer 2 aulas por dia. Recebemos muitas pessoas de Fortaleza e geralmente elas ficam aqui de duas a três semanas. Caso queira fazer também o curso de Design de joias, esse temos no formato intensivo (2 semanas) nos meses de janeiro, fevereiro e julho. Meu nome é Claudia e estou à sua disposição para lhe ajudar na sua vinda e na programação dos cursos. Vou encaminhar um e-mail para você, assim podemos nos comunicar melhor. UM bj grande.
Claudia sou de Fortaleza e tenho interesse no curso intensivo ourivesaria e design de jóias. Pode me passar maiores informações. Grata
Bom dia Monalisa! Obrigada pelo contato, vou encaminhar as informações por e- mail.UM bj grande, Claudia.