O projeto de joias envolve mais que uma boa estética. É necessário pequisa, desenvolvimento, conhecimento técnico e muito mais…
Como já abordado antes em outro post, para ser um bom profissional no setor joalheiro é necessário compreender três etapas importantes de uma joia: o projeto de joias, a produção desta peças e a venda de maneira ampla. Independente de qual seguimento você trabalhe dentro deste setor, compreender essas etapas torna o trabalho mais produtivo.
Vamos conversar sobre a primeira etapa: PROJETAR!
O projeto de Joias
Uma joia nasce de uma ideia. Podemos dizer que sendo por inspiração, sendo o resultado de pesquisas ou uma adaptação formal, a joia a ser produzida teve que ser primeiro pensada.
A criação vem basicamente de dois caminhos:
A joia artística
Uma joia criada a partir de inspiração é resultado do repertório e habilidades do artista, normalmente chamadas de joias de autor.
O foco do projeto é diferente, são pesquisas de material, pesquisas formais, experimentações… São joias que podem ser chamadas de arte! Umas ousadas, outras mais tradicionais, mas todas levam a identidade de quem as criou. Vale lembrar que é perceptível a experiência do autor no resultado final, tanto nas habilidades de confecção quanto nas características artísticas conforme seus conceitos.
Este profissional muitas vezes desenvolve seu projeto de maneira interativa. A forma final pode ser resultado de experimentações, respostas do material, intuições… A peça pode sofrer alterações conforme a evolução de sua produção. Pura arte em todas as etapas! A joia é o resultado de muita pesquisa, conhecimento prévio e personalidade criativa.
O design de Joias
Um bom projeto, pensando em design, deve passar por algumas etapas:
Pesquisa.
É necessário que se entenda o objetivo do “nascimento” da joia. Se é artístico, conceitual ou comercial; se é para atender uma indústria de grande tiragem ou se é para o cliente final; as limitações de custos, materiais e processos de produção…
Quando falamos em design, um produto normalmente “nasce” para atender uma demanda ou para criá-la.Por isso compreender o mercado e o nicho específico do projeto em questão é essencial.
Logo, a pesquisa envolve entender os gostos do consumidor, o posicionamento de mercado da empresa (grande ou pequena) e sua identidade de marca. Abrange também os materiais e as melhores formas de produção para alcançar os custos estipulados.
Não se assuste! Esta pode ser uma etapa complexa dependendo dos exigências prévias, mas também leve e natural quando as exigências estão dentro de sua zona de conhecimento e conforto. O aprendizado deve ser gradual.
Criação
Após os dados levantados é hora de criar! Esta é a etapa mais famosa e desejada de um projeto! Esta é a hora de deixar a imaginação solta e colocar no papel as ideias que surgem.
Após a fase de criação “livre” é hora de fazer um real levantamento do que é relevante e refinar as soluções estéticas levando em consideração os materiais, os processos de fabricação e os custos; enfim, todos os dados adquiridos durante a pesquisa.
Desenho técnico
Não podemos esquecer do desenho técnico. Etapa importantíssima que envolve o desenvolvimento das vistas ortogonais com medidas e ficha técnica.
Nesta etapa as medidas devem ser exatas, os detalhes explanados e os cálculos executados para evitar erros e problemas na produção. Para isso existem regras e normas definidas que devem ser seguidas rigorosamente.
Enfim, ter consciência destas etapas é o primeiro passo para chegar a dominá-las.
A próxima etapa é a produção. Mas este é assunto para outro post. Até mais!
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